sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Zakk Wilde (continuação)


Zakk havia entrado para substituir o excelente guitarrista Jake E. Lee, que por sua vez era o substituto do lendário Randy Rhoads, que havia falecido aos 25 anos em um trágico e infeliz acidente aéreo em 19 de Março de 1982. Rhoads é tido como um verdadeiro ídolo para Zakk Wylde, que mandou construir uma espécie de altar em homenagem ao guitarrista que tanto o inspirou.
  A namorada de Zakk na época, Barbaranne (Hoje sua mulher), tinha ouvido no programa de Howard Stern no rádio, que Ozzy estava procurando por um novo guitarrista e enviou uma fita-demo. Ozzy rejeitou a fita assim como milhares de outras, dizendo se tratarem de "apenas mais um clone do Randy Rhoads". Mas algumas semanas depois, o baterista de Ozzy na época lhe disse ter descoberto um grande guitarrista de New Jersey e então Ozzy concordou em chamá-lo para uma audição. Tratava-se obviamente do próprio Zakk Wylde. Ozzy o reconheceu pela fita-demo e então o contratou.



Ozzy viu passar por ele muitos guitarristas promissores após a saída de Jake E. Lee. Do dia de sua predestinada audição, Zakk se recorda ter sido contratado logo de cara, mesmo antes de começar a tocar, enquanto ainda afinava sua guitarra. Zakk foi admitido na banda solo de Ozzy em 1987 e sua primeira participação foi no álbum No Rest for the Wicked de 1988. Comenta-se que a primeira apresentação ao vivo com Ozzy teria ocorrido em uma penitenciária.
Mais dois álbuns de sucesso se seguiram (Just Say Ozzy (1990) e No More Tears (1991)) obtendo enorme repercussão na mídia. Porém em 1992, após o término da turnê do álbum No More Tears, Zakk acabou saindo da banda de Ozzy e passou a se dedicar aos projetos paralelos que vinha desenvolvendo, lançando então o álbum auto-intitulado da excelente banda Pride & Glory, que misturava um som Southern Rock potente, carregado de levadas Blueseiras com o Heavy Metal. Há quem considere este álbum a pedra fundamental para o surgimento do Black Label Society.



Em 1994 Zakk volta a trabalhar com Ozzy e as numerosas sessões de gravação do álbum Ozzmosis começam. Nessa mesma época, Zakk andou sendo sondado para integrar o Guns N' Roses, chegando a fazer algumas Jams com Axl Rose. Porém a falta de um acordo entre os advogados de Zakk e do Guns N' Roses, que enfrentava um processo judicial complicado após a saída dos membros originais, fez com que a entrada de Zakk na banda de Axl nunca acontecesse. Com tempo de sobra na agenda, Zakk compôs e lançou em 1996 o aclamado álbum acústico Book Of Shadows, considerado por muitos o que há de melhor na sua carreira.



Paralelamente aos álbuns de Ozzy nos quais participou em seguida, Zakk começou a reunir idéias para um projeto solo de criar uma banda própria de Heavy Metal, inspirada nos moldes do Black Sabbath. Em 1998, em parceria com Phil Ondich (bateria), Zakk funda a banda Hell's Kitchen, posteriormente renomeada de Black Label Society, e em 1999 lança Sonic Brew, seu primeiro álbum com a nova banda, assumindo de vez sua vocação para o posto de frontman. A carreira solo de Zakk Wylde começou a crescer, lançando em seguida mais um álbum de estúdio e um ao vivo à frente do BLS.

Em 2001 Ozzy lança o álbum Down To Earth, no qual Zakk acabou não participando da composição de nenhuma das faixas. Na verdade Zakk já tinha um set inteiro de músicas prontas para colocar no álbum de Ozzy mas este as rejeitou, dizendo que "soavam muito Black Label". As músicas então rejeitadas por Ozzy foram todas utilizadas por Wylde no álbum 1919 Eternal, que curiosamente acabou se tornando um dos melhores álbum do Black Label Society, emplacando vários hits como Bleed For Me, Demise Of Sanity, Life, Birth, Blood, Doom, Bridge To Cross e Graveyard Disciples.
Em 17 de Janeiro de 2006, em uma cerimônia aberta ao público, Zakk Wylde foi imortalizado no Hollywood Rock Walk of Fame, localizado na 7425 Sunset Boulevard, deixando impressas na calçada da fama suas mãos e assinatura, em reconhecimento à sua carreira vitoriosa enquanto músico e sua contribuição para a indústria musical. A cerimônia contou com a presença de várias estrelas do rock.
O Estilo de tocar de Zakk Wylde é geralmente caracterizado por pinch harmonics (Harmônicos Artificiais) e sua técnica nos solos se baseia no uso da Escala Pentatônica Menor, com Licks rápidos no formato box-pattern usando estritamente a palhetada alternada, criando um ataque com uma pegada bastante distinta, quando comparado com músicos com um estilo mais fluido de tocar. Outra característica notável de Zakk é o uso liberal do chicken picking, uma técnica geralmente relacionada ao estilo musical Country sendo raramente utilizada no Heavy Metal, possivelmente adquirida do músico Albert Lee, uma de suas influências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário